A curta metragem “A Rapariga de Saturno”, de Gonçalo Almeida, conquistou o prémio para Melhor Curta Metragem Nacional no festival de cinema de Tomar - Planos Film Fest. O prémio foi entregue ao realizador por Filipa Fernandes, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Tomar, numa cerimónia onde foram atribuídos cerca de 15 galardões de diferentes categorias.
“A Rapariga de Saturno” explora a construção e estetização das memórias, na história de um homem que revive um episódio precioso de sua juventude, o seu primeiro amor. A força da música no enredo cinematográfico também se destacou e o filme ainda recebeu o Prémio para Melhor Música Original, segundo o palmarés desta 6.ª edição, que esteve a decorrer desde 23 de novembro no Cine-Teatro Paraíso.
O júri da competição foi composto pelos críticos de cinema Paulo Peralta e Margarida Mateus e pelos realizadores Paulo Graça, Pedro Caldeira, Bernardo Lopes e Adelmo Togliani, que avaliaram centenas de obras cinematográficas nacionais e internacionais.
O festival teve a sua cerimónia de encerramento, este domingo, no Complexo Cultural da Leveda e regressará em novembro de 2023 para mais uma semana dedicada ao cinema curto.