O FEST - New Directors, New Films Festival regressou a Espinho para mais uma edição na qual voltou a exceder todos os recordes — cerca de 3500 submissões!
Em comunicado, a organização do FEST, explicou que este foi “um ano em que o amor foi o tema principal do festival”, com bastante adesão de cineastas de todo o mundo. A par dos prémios principais, o festival atribuiu, nesta edição, menções honrosas a dois filmes que exaltam verdadeiramente esse sentimento: a primeira foi para “Da Sala ao Cinema à Rua”, de Leonardo Miranda, com o amor pelo cinema a prevalecer, e “A Rapariga de Saturno”, de Gonçalo Almeida, um filme sobre a nostalgia de um acontecimento cósmico que altera a vida de um rapaz para sempre.
Gonçalo Almeida, que já fez parte do júri em 2019, esteve presente para o habitual Q&A sobre o filme na sala do Casino, agradecendo e elogiando a organização do festival — “O FEST tem sido uma excelente experiência, com sessões de pitching, masterclasses, talks e uma rede de networking notável. Tenho todo o prazer em fazer parte de mais uma edição e tenho sempre vontade de voltar a esta casa. Obrigado a todos!”.