A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia — atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema como forma de reconhecer o melhor da produção cinematográfica nacional — regressa, no dia 18 de junho, ao Casino do Estoril com uma gala dedicada ao tema “A Animação Portuguesa”.
Este ano, entre as categorias das curtas-metragens, encontra-se o filme “A Rapariga de Saturno”, de Gonçalo Almeida, nomeado para melhor curta-metragem de ficção portuguesa. O filme de género, rodado no Alentejo, sobre a nostalgia de um acontecimento cósmico que altera a vida de um rapaz para sempre, recorre tecnicamente aos cinemagraphs, uma técnica de fotografia na qual a imagem estática é parcialmente animada, a efeitos especiais e a animação 3D, valendo-lhe já vários prémios e nomeações em vários festivais internacionais.
Recorde-se que, na edição de 2021, Gonçalo havia sido premiado com o Sophia para Melhor Cartaz de Longa-Metragem com o filme “Faz-me Companhia” e, em 2020 , foi distinguido, na cerimónia, com o prémio NICO — assim designado em homenagem ao ator e realizador Nicolau Breyner. O prémio reconhece e incentiva novos talentos de profissionais cujo trabalho se destaca numa atividade relacionada com o cinema português e conta com um valor monetário de mil euros, apoiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
A gala de 2022 terá, como já e habitual, transmissão televisiva na RTP2, numa cerimónia conduzida por Margarida Vila-Nova e Pedro Miguel Ribeiro a partir das 22h.